Instituto Sagrada Família

O Instituto Sagrada Família, foi a segunda casa de missão fundada pelas Irmãs Beneditinas da Divina Providência em terras brasileiras. Situado em Nova Veneza, Santa Catarina, o instituto foi aberto em 23 de fevereiro de 1937 pelas primeiras sete Irmãs missionárias vindas da Itália em 1936.

Nos primeiros passos da missão, no desejo de expandir o Carisma Beneditino, as Irmãs abriram, nesta casa, uma escola para meninas e meninos, a primeira da cidade. Neste espaço, elas abrigavam também um internato para jovens que moravam longe e que estavam na cidade para estudar. Além das aulas na escola, as Irmãs ensinavam música e trabalhos manuais, muito valorizados naquele tempo.

Com o testemunho das primeiras Irmãs Missionárias, muitas jovens, provenientes de famílias cristãs, apresentaram-se para seguir o caminho de consagração a Deus. As Irmãs, muito animadas, acolhiam as jovens para iniciar a formação à Vida Religiosa, constituindo-se a primeira Casa de Formação das Irmãs, no Brasil. 

Com o florescer das vocações, em 1942, a Comunidade recebeu a licença para funcionar, nesta casa, o primeiro Noviciado brasileiro da Congregação. Esta foi uma conquista que marcou a vida das Irmãs, muito empenhadas na expansão do Carisma.

Nos anos seguintes, com a ampliação da casa, muitas Irmãs fizeram, ali, sua formação e receberam o hábito religioso, sendo enviadas para outros lugares de missão, possibilitando novas aberturas em outros estados brasileiros.

Assim, o Instituto Sagrada Família foi a sede de expansão da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, no Brasil, possibilitando novas aberturas, também em outros países.

Em 1983, com a necessidade de uma nova estrutura, a casa foi demolida e no local foi construída outra bem maior, com novas dependências, ampliando a sua finalidade.

Assim, em 10 de fevereiro de 1985, foi inaugurado o novo Instituto Sagrada Família, sendo, a partir desta data, uma casa de encontros, cursos, retiros, num espaço amplo e acolhedor próprio para se fazer uma experiência de oração, formação e convivência.

Ainda hoje, através do seu trabalho humilde e simples, as Irmãs desta comunidade, são um testemunho de generosidade e de verdadeiro acolhimento, como ensina São Bento, Pai e Protetor da Congregação.

Empenhadas no campo da evangelização, as religiosas procuram, assim, marcar presença na Paróquia São Marcos, onde colaboram na Catequese, Liturgia e Serviço de Animação Vocacional.

Endereço

Rua Cônego Miguel Giacca, 153

Bairro Centro

88.865-000 – Nova Veneza – Santa Catarina – Brasil

Fone (48) 3436-1120