Associação Beneditinas da Providência

(41) 3262-5415 / (41) 98465-6992

15 de maio – Dia da/do Assistente Social

O Serviço Social é uma profissão que nasceu no Brasil na década de 1930 e, desde então, milhares de profissionais têm atuado na busca da garantia de direitos da população brasileira. Neste dia 15 de maio, a categoria celebra o dia do profissional do Serviço Social. A Associação Beneditina da Providência (ABENP) quer homenagear a todas as profissionais que nas diferentes unidades no Brasil têm buscado garantir os diretos de crianças, adolescentes e idosos, seja por meio do acesso à educação de qualidade, de serviços de fortalecimento de vínculos, de acolhimento institucional, bem como da permanência em casas de repouso, para que aqueles que tanto ofereceram ao longo de suas vidas possam ser cuidados, agora que são idosos.

Celebrar o dia do/da Assistente Social, é uma oportunidade incrível, nos diz a profissional Luciana Silva, que desenvolve suas atividades na mantenedora da ABENP, em Curitiba (PR), pois a sua articulação com as unidades dos estados do Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Paraná, dá a ela a possibilidade de mesmo não estando em loco, acompanhar e colaborar na articulação de diferentes atividades, que visam garantir direitos. São milhares de alunos desde a educação infantil até o ensino médio, centenas de crianças e adolescentes que têm um espaço seguro de convivência e fortalecimento de vínculos enquanto seus responsáveis estão trabalhando, sem contar o cuidado integral que é ofertado para aqueles que já tiveram seus direitos violados e precisam de proteção especial.

Para a presidente da ABENP, Irmã Maria José Barbosa, BDP, “o trabalho de cada profissional nas 12 unidades é fundamental, pois, junto às Irmãs que estão coordenando cada missão, as assistentes sociais são como que mãos que se estendem na busca da superação das múltiplas vulnerabilidades que se apresentam no dia a dia”. Com isso vemos a importância de todos estarem muito bem articulados no sentido de perceber quais são as expressões da questão social, que ali se apresentam, e quais os meios pelos quais se pode buscar a superação destes, pois um encaminhamento bem realizado, pode fazer toda a diferença na vida daquele indivíduo, bem como de sua família.

Sabemos que a ABENP não caminha sozinha, ela tem uma participação efetiva junto aos conselhos de direitos de diferentes seguimentos. Isso dá a ela possibilidade de desenvolver suas ações com credibilidade. As profissionais que hoje atuam nas diferentes unidades têm um vasto conhecimento sobre políticas públicas e buscam articular o Primeiro e o Terceiro Setor nessa busca da garantia de direitos, que é a palavra-chave, em cada atendimento e encaminhamento dos assistidos em suas necessidades.

Parabéns a todas as Assistentes Sociais!

Irmã Sônia Cruz, BDP

Comentários
Pular para o conteúdo